PROTEÇÃO DE ROUPAS QUÍMICA

Produto novo

Nível alto de proteção

O nível B de proteção requer o mesmo nível de proteção respiratória que o nível A, porém um nível menor para proteção da pele. A grande diferença entre o nível A e B é que o nível B não exige uma roupa de proteção totalmente encapsulada para proteção contra gases/vapores. O nível B é uma proteção contra derramamento e contato com agentes químicos na forma líquida. As roupas de proteção para esse nível podem ser apresentadas de duas formas: encapsulada ou não-encapsulada.

Mais detalhes

Mais informações

Proteção Química

Os trabalhadores de indústrias trabalham com e próximos de partículas perigosas, vapores e líquidos químicos todos os dias. Os cientistas da DuPont avaliaram os perigos e criaram soluções para vestimentas de proteção individual que oferecem durabilidade, conforto e proteção completa que não desgastam, como é o caso de diversos outros materiais de proteção.

linha de DuPont™ Tychem® ajuda a oferecer proteção química contra uma gama altamente extensa de perigos, incluindo produtos químicos pressurizados. A linha de Tyvek® resiste a uma vasta gama de produtos químicos de baixa concentração, baixa pressão e à base de água, além de partículas com tamanho mínimo de 1 mícron.

Na linha de perigo

Aplicações diferentes demandam requisitos de segurança diferentes. Eles, por sua vez, podem demandar diferentes tipos de vestimentas de proteção. As substâncias perigosas usadas nesse setor incluem solventes orgânicos altamente inflamáveis - classes de substância como aldeídos, cetona, hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, álcool e éster - muitas das quais têm propriedades tóxicas e/ou carcinogênicas. Há também reagentes ácidos e alcalinos altamente corrosivos para diversas reações químicas e processos purificadores.

Os macacões DuPont protegem contra substâncias químicas e agentes infecciosos

A DuPont apresenta suas vestimentas de proteção mais recentes de Tyvek® e Tychem® para uso contra substâncias químicas, perigosas e agentes infecciosos. Dependendo do modelo e do tecido constituinte, cada macacão tem certificação de CE como categoria III, tipos 3 a 6 e, de EN 14126 (proteção contra agentes infecciosos), além de EN 1149-5 (antiestática) e EN 1073-2 (proteção contra partículas radioativas).

DuPont™ Tyvek®

Como proteção de uso único contra uma vasta gama de produtos químicos de baixa concentração com base de água e partículas pequenas, além de prevenção de contaminação cruzada, a DuPont oferece o Tyvek® Classic Plus, tipo 4-B. Os macacões de Tyvek® Classic Plus consistem de tecido de polietileno tesselado de alta tecnologia com costuras de vedação extra, ajudando a oferecer proteção contra baixas concentrações de soluções ácidas, alcalinas e salinas, além de fornecer proteção limitada contra poeiras orgânicas perigosas.

Testado aos extremos

A penetração líquida é um processo físico onde um líquido penetra um tecido, passando pelos poros e orifícios nele. Resultados do teste de penetração EN ISO 5630 de um minuto de exposição à substância perigosa - raramente o caso das condições de trabalho - mostraram quase nenhuma diferença entre os três materiais (SMS, Tyvek®, filme microporoso). Por outro lado, a permeação é o processo pelo qual um produto químico líquido se move pela vestimenta de proteção em um nível molecular. O teste de permeação EN ISO 6529 avalia a resposta a longo prazo em até 8 horas e, portanto, tem uma relevância prática significativamente maior.

PROPRIEDADES FÍSICAS – VALORES TÍPICOS Tychem® SL– Dados sobre o tecido

Propriedade

Método de ensaio

Resultado

Espessura

ASTM D1777

12 mils

Peso Base

ASTM D3776

3,6 oz/yd²

Resistência a Ruptura – Mullen

ASTM D3786

78 psi

Resistência a Ruptura – Agarre (MD)

ASTM D5034

46 lbf

Resistência a Ruptura – Agarre (CD)

ASTM D5034

55 lbf

Inflamabilidade da Vestimenta

16 CRF 1610

Classe 1

*Valores típicos, não especificados.

 

 

 

 

 

Níveis de proteção estabelecidos pelo EPA (EUA)

 

 

 

Proteção nível B

Nível alto de proteção

O nível B de proteção requer o mesmo nível de proteção respiratória que o nível A, porém um nível menor para proteção da pele. A grande diferença entre o nível A e B é que o nível B não exige uma roupa de proteção totalmente encapsulada para proteção contra gases/vapores. O nível B é uma proteção contra derramamento e contato com agentes químicos na forma líquida. As roupas de proteção para esse nível podem ser apresentadas de duas formas: encapsulada ou não-encapsulada.

Quando utilizar o nível B de proteção

  • Na presença imediata de concentrações químicas de certas substâncias que possam colocar em risco a vida de pessoas, através de inalação, mas que não representem o mesmo risco quanto ao contato com a pele.

  • Em atmosfera que contenha menos que 19,5% de oxigênio ou na presença de vapores não totalmente identificados, mas identificados em instrumentos de medição de vapores com leitores de vapores orgânicos. Cabe lembrar que, para esse nível de proteção, esses vapores não devem ser encontrados em quantidade suficiente para lesarem a pele ou serem absorvidos por ela.

Equipamentos que devem ser utilizados

Proteção nível C

Nível médio de proteção

No nível C de proteção, exigi-se menor proteção respiratória e menor proteção da pele. A grande diferença entre o nível B e C é o tipo de equipamento respiratório exigido.

Quando utilizar o nível de proteção C

  • Os contaminantes presentes na atmosfera, derramamento de líquidos ou outro tipo de contato direto com a pele não tem poder para lesar a pele ou serem absorvidos por ela;

  • Os tipos de contaminantes foram identificados, as concentrações foram medidas, a ventilação e purificação do ar são suficientes para remover os contaminantes e todos os critérios de purificação de ar estão em ordem.

Equipamentos que devem ser utilizados

 

Classificação Européia

 

 

 

Através de Comitê de Padronização de Produtos para o Mercado Comum Europeu, foram estabelecidas classificações para as roupas de proteção química. Essa classificação apresenta 6 níveis de proteção, que variam do Tipo 1 (maior nível de proteção) ao Tipo 6 (menor nível de proteção).

 

 

 

Tipo 1

Mais alto nível de proteção.

Vestimentas de proteção contra gases.

 

Tipo 4

Nível regular de proteção.

Vestimentas de proteção contra respingos.

Tipo 2

Alto nível de proteção.

Vestimentas de proteção exceto para gases

 

Tipo 5

Baixo nível de proteção.

Vestimentas de proteção contra partículas.

Tipo 3

Nível médio de proteção.

Vestimentas de proteção contra líquidos.

 

Tipo 6

Mais baixo nível de proteção.

Vestimentas de proteção contra leves respingos.

 

 

 

Além do Teste de Permeabilidade, os produtos (roupas e materiais de proteção) europeus devem passar por Testes de Cabina, onde são avaliados a partir da simulação da atividade física do trabalhador.

 

 

 

 

Tyvek®

Tychem® QC

Tychem® SL

Tychem® TK

Nível A e B (NFPAEPA) ou Tipo 1
e 2 (ISO 16602)

Vestimentas totalmente encapsuladas, destinadas à proteção contra gases.

Para estes trajes, é importante o certificado ASTM F1052 e teste de permeabilidade ASTM F39-91.

 

 

 

traje_macacao_e_comander.jpg

Nível B e C (NFPAEPA) ou Tipos 3
e 4 (ISO 16602)

vestimentas encapsuladas ou não encapsuladas, destinadas à proteção contra líquidos (alto contato).

 

 

traje_macacao.png

 

Nível C e D (NFPAEPA) ou Tipos 4, 5
e 6 (ISO 16602)

proteção contra partículas sólidas e respingos de químicos líquidos.

 

traje_macacao.png

 

 

Nível D (NFPAEPA) ou Tipo 5
e 6 (ISO 16602)

Proteção parcial contra partículas sólidas ou respingos parciais de químicos líquidos.

traje_macacao.png

 

 

 

OBS: A tabela especifica os modelos básicos de cada tipo de Tyvek® / Tychem®, conforme os níveis de proteção.

Mais conforto com segurança

 

 

 

30_3602_tychem_sl.jpg

 

30.3602 – SL127T– MACACÃO COM CAPUZ DUPONT™ TYCHEM ®SL

 

Confeccionado por fibras 100% de etileno de alta densidade construído através do processo de aglutinação de uma película especial de Saranex® 23P, com gramatura 122g/m² ou 3,6 oz/yd².

  • Costura reforçada, para fora, com costura termosselada e tratamento Antiestático;

  • RespiratorFeet;

  • Modelagem Customizada;

  • Fechamento frontal com zíper, pala e velcro;

  • Elástico nos punhos, tornozelos e capuz;

  • Ideal para proteção química Tipo 3 e 4 de acordo com a ISO 16602, Nível B e C (NFPA  EPA) e Nível 3 (ISO 27065).

Grade de tamanho: P, M, G, XG, XXG, XXXG

C.A.: 9.571

Cor: Branco

 

 

 

Proteção QUÍMICA - Tychem® SL

 

 

 

DuPont™ Tychem® SL é uma vestimenta leve e confortável, especificamente projetada para facilidade de uso, oferecendo pelo menos 30 minutos de proteção após quebra de barreira, contra 160 substancias químicas. A vestimenta DuPont™ Tychem® SL é composto por fibras 100% de etileno de alta densidade construído através do processo de aglutinação de uma película especial de Saranex® 23P, com gramatura 122g/m² na cor branca.

Tychem® SL é ideal para mistura de substancias químicas, remediação, atendimento médico de emergência, pintura por pulverização e ambientes radioativos. Ele é composto porfibras contínuas 100% de polietileno de alta densidade construído através do processo de aglutinação de uma película especial Saranex® 23P, com gramatura 122g/m² e cor branca.Ele é robusto e durável, mesmo sob temperaturas baixas. Apresenta pouca alteração em sua rigidez quando exposto a temperaturas extremamente baixas (-65° a 20°C ou – 85° a 68°F).

DuPont™ Tychem® SL possuem proteção química Tipo 3 e 4 de acordo com a ISO 16602, Nível B e C (NFPA EPA) e Nível 3 (ISO 27065), oferecendo barreira de permeação contra agentes químicos e biológicos no estado líquido, como ácidos e bases inorgânicos e alguns solventes orgânicos.

APLICAÇÃO:

O Tychem® SL é utilizado em uma variedade de indústrias, incluindo operações de limpeza ambiental, indústrias químicas e farmacêuticas, manuseio de agentes tóxico na forma líquida ou pó, gerenciamento de resíduos, plantas industriais, aplicações em salas limpas, manutenção envolvendo líquidos e graxas e com spray, como inseticida, equipes de intervenção para materiais perigosos e outros, serviços de emergência com riscos químicos e/ou biológicos.

 

30 outros produtos na mesma categoria: