O que é marketplace Trammit e como podemos facilitar a venda  de seus produtos


  

Marketplace: conheça o canal que permite cadastrar sua loja dentro de outra loja virtual

Alguns e-commerces recebem centenas de milhões de visitas por mês. Sites como a Americanas, Submarino e Shoptime são um exemplo disso. Ao longo de 2019, foram 200 milhões de visitantes e 1,2 bilhão de pageviews por mês nestes endereços.

Agora, já imaginou se um pequeno comerciante pudesse utilizar a estrutura de sites como esses para começar a expor e vender seus próprios produtos para todas as pessoas que os acessam? Pois no marketplace, ele pode.

               

    O que significa marketplace?

 

O conceito de marketplace é muito simples de ser explicado: uma grande loja virtual permite que diferentes lojistas virem seus parceiros de vendas. De um lado, o e-commerce oferece toda a plataforma de vendas e influência de uma marca consolidada. Do outro, o lojista pode utilizar uma estrutura pronta de vendas para atrair o consumidor e gerar negócios para si próprio.

 

Existem marketplaces para a oferta de produtos novos e usados e até serviços. Alguns sites permitem a venda apenas para o consumidor final, no varejo; e outros permitem a venda para CNPJs, no atacado.

Marketplace: um mercado gigantesco na internet_

 

O termo marketplace se refere à atividade de compra e venda de produtos. Ex: Nós temos que testar nossas estratégias no marketplace (Collins Dictionary).

 

O marketplace é uma rede de vendedores dentro de um mesmo site. Ele funciona como um shopping center pela internet, onde vários lojistas, das mais diferentes categorias, podem utilizar um espaço relevante e muito frequentado para vender seus produtos.

 

Ao invés de pagar pelo aluguel de um espaço físico, o varejista paga uma comissão sobre pedidos aprovados. Assim, o cliente do marketplace consegue encontrar uma grande variedade de produtos e categorias no mesmo lugar. Ele pode comprar produtos de segmentos distintos, e de diferentes lojistas e adquirir tudo em um único carrinho, em uma loja que ele já conhece e confia, efetuando um só pagamento.

Ele não para de crescer_

 

O marketplace é um modelo de negócio que está crescendo no país e no mundo. Em 2019, 95% dos brasileiros que compram online já utilizaram sites desse tipo para adquirir um produto (UPS Pulse of the Online Shopper, 2019).

 

Dos consumidores que já fizeram pedidos de produtos de lojistas no marketplace, 90,7% deles afirma que a experiência de compra nestes canais foi “boa” ou “ótima”, ressaltando a precisão do produto recebido – de acordo com o anúncio do site – e o prazo de entrega rápido como fatores positivos. Em contrapartida, atrasos e fretes altos foram fatores apontados por quem não gostou da experiência de compra nestes canais – o que são pontos de melhoria para as lojas parceiras levarem em conta.

 

Já na hora de escolher o canal onde comprar, o consumidor pesa fatores como: preço, confiança na marca do marketplace, já ser cliente da loja, o site e lojistas emitirem nota fiscal, além do site ter loja física (Ebit, 2019).

 

A Americanas é o marketplace de venda de produtos novos mais usado pelo brasileiro, ainda segundo os dados do Ebit. Entre os entrevistados, 79% deles afirmou ter utilizado este site para comprar online. Em seguida, aparece o Mercado Livre, com 74%, Magazine Luiza, com 57%, Submarino com 49% e Netshoes com 48%