Sonda Retal Rígida para exames de enema

Produto novo

O exame enema opaco ou clister opaco, como também pode ser chamado, é um exame que utiliza raio x e contraste, geralmente sulfato de bário, para estudar a forma e a função do intestino grosso e reto, para detectar possíveis problemas intestinais, como diverticulite ou pólipos, por exemplo.

Mais detalhes

Mais informações

O exame enema opaco ou clister opaco, como também pode ser chamado, é um exame que utiliza raio x e contraste, geralmente sulfato de bário, para estudar a forma e a função do intestino grosso e reto, para detectar possíveis problemas intestinais, como diverticulite ou pólipos, por exemplo.

O exame enema opaco pode ser feito tanto em adultos como crianças e pode ser dividido em enema opaco simples, quando se utiliza apenas um contraste, e em enema opaco com duplo contraste, quando é usado mais que um tipo de contraste.

Imagem de exame de enema opaco em adultoImagem de exame de enema opaco em adulto
Imagem de exame de enema opaco em criança
Imagem de exame de enema opaco em criança

O exame enema opaco dura cerca de 40 minutos, é realizado sem anestesia e o indivíduo pode sentir dores e desconforto durante o exame. Por isso, alguns médicos preferem solicitar uma colonoscopia porque ela também serve para avaliar o intestino grosso, sendo mais segura e confortável para o paciente.

Preparo para o exame enema opaco

O preparo para o exame enema opaco em adultos inclui:

  • Jejum de cerca de 8 a 10 horas antes do exame;

  • Não fumar, nem mascar chiclete durante o jejum;

  • Tomar um laxante em forma de comprimido ou supositório no dia anterior para limpar os intestinos;

  • Realizar uma dieta líquida no dia anterior ao exame, indicada pelo médico.

Esses cuidados são importantes porque o intestino deve estar completamente limpo, sem resíduos de fezes ou gazes, para que seja possível ver as alterações.

O preparo para o enema opaco em crianças com mais de 2 anos de idade inclui oferecer muitos líquidos durante o dia e dar leite de magnésio após o jantar no dia anterior o exame. Caso o exame tenha sido solicitado por causa da prisão de ventre crônica ou megacólon, o preparo não é necessário.

Como é feito o exame enema opaco

O exame enema opaco é feito de acordo com os seguintes passos:

  1. Realização de um raio x simples do abdômen para verificar se o intestino está corretamente limpo;

  2. O indivíduo deita-se sobre o lado esquerdo, inclinando o corpo para a frente e coloca a perna direita mais à frente da perna esquerda;

  3. Introdução de uma sonda retal e do contraste;

  4. O indivíduo deve mudar de posição para espalhar o contraste;

  5. Remoção do excesso de contraste e injeção de ar;

  6. Remoção da sonda;

  7. Realização de vários raios x para avaliar o intestino.

Durante o exame, o indivíduo pode sentir vontade de evacuar, principalmente depois da injeção de ar e, após o exame, poderá sentir inchaço e dores no abdômen e vontade urgente de evacuar. É normal o indivíduo ficar com prisão de ventre por alguns dias e as fezes ficarem brancas ou cinzas devido ao contraste, por isso é muito importante aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como cereais integrais e frutas com casca, e beber 2 litros de água por dia.

No caso das crianças, isto também pode acontecer, por isso é importante os pais oferecerem muitos líquidos à criança depois do exame.

Indicações do exame enema opaco

As indicações do exame enema opaco podem ser colite, câncer do intestino, tumores no intestino, diverticulite que é a inflamação das pregas das paredes do intestino, volvo que é caracterizado pelo intestino torcido ou pólipos intestinais.

Em crianças, as indicações do exame enema opaco podem ser megacólon, prisão de ventre crônica, diarreia crônica, fezes com sangue ou dores crônicas no abdômen.

Onde fazer o exame enema opaco

O exame enema opaco pode ser feito no hospital, em clínicas ou laboratórios de exames.

30 outros produtos na mesma categoria: