O aparelho BiPAP é um compressor de ar utilizado para tratar a apneia do sono em grau acentuado e doenças pulmonares.

A sigla BiPAP é uma abreviação de BI-level Positive Airway Pressure (pressão positiva em vias aéreas a dois níveis), ou seja, contém dois níveis de pressão, sendo um para inspiração (IPAP) e outro para expiração (EPAP).

Você quer conhecer tudo sobre o que é um aparelho BiPAP e as características deste dispositivo? Neste artigo iremos nos aprofundar sobre este aparelho e sua atuação no tratamento da apneia do sono!

O que é o aparelho BiPAP?

O BiPAP e VPAP são equipamentos que possibilitam o uso de duas pressões no tratamento respiratório: uma sob a inspiração e a outra sobre a expiração.

O aparelho BiPAP será indicado quando há a necessidade de aplicar pressões elevadas acima de 16 cm H2O. Neste existe dois tipos de pressões de tratamento: uma de inalação (IPAP); usualmente  mais elevada e a outra para a exalação (EPAP), mais baixa para facilitar a expiração.

Este equipamento é indicado para diversos tipos de distúrbios respiratórios, desde o mais simples até o mais complexo.

OS BIPAPs enviam um fluxo de ar pressurizado as vias aéreas, exercitando o pulmão com a melhora da inspiração e expiração, isso faz com que a respiração seja mais semelhante com a natural.

Você sabe qual a máscara para BiPAP?

  •  Este tipo de máscara é basicamente a mesma usada para o CPAP. Você deve se atentar se as especificações técnicas de máscara coincidem com a indicação do BiPAP que optou !
  •  Principal quesito a considerar ao escolher a máscara para BiPAP, que deve considerar é tolerância de pressão na máscara;
  •  O BiPAP pode alcançar uma quantidade de fluxo mais intenso que o CPAP e isso pode comprometer sua saúde respiratória;
  •  Quando o cliente compra uma máscara sem seguir as especificações, aumentam os riscos de apresentar desconforto, isso irá comprometer a vedação e funcionamento ideal para a terapia.

Ultimamente, o tratamento para a apneia do sono conta com uma tecnologia de alta performance, que proporciona maiores resultados. Dispositivos silenciosos têm sido desenvolvidos, oferecendo uma noite mais tranquila e para sua companhia.

Benefícios do aparelho BiPAP no tratamento da apneia do sono

aparelho bipap beneficios

O grande desafio de quem precisa do tratamento para apneia do sono e doenças pulmonares, é ter conforto. O BiPAP pode ser ajustado conforme o padrão e esforço respiratório de cada usuário. Em função disso, as chances de sucesso na terapia aumentam. Respirar com naturalidade, é o diferencial no tratamento com aparelho BiPAP.

Estudos ainda comprovaram que o uso do BiPAP na fisioterapia respiratória de pacientes com doenças pulmonares, foi capaz de reduzir os quadros de dispneia (falta de ar) e frequência cardíaca elevada.

Para que serve o aparelho de respiração BiPAP ?

O aparelho de BiPAP é um dos tipos de respiradores mecânicos usados no suporte ventilatório por pressão e que são utilizados frequentemente empregados para ventilação não invasiva.

Ele parece com um compressor e tem a capacidade de gerar um fluxo de ar para o usuário possibilitando que a pressão nas vias aéreas do individuo fique sempre positiva.

Leia também: Causas do ronco: quais são, tratamento e como dormir melhor

Como funciona o aparelho?

Em casos que o paciente necessita de um ajuste de pressão mais alto, a expiração pode ser bem mais difícil, como se tivesse que forçar a respiração para fora.

Nestes casos, o aparelho BiPAP será configurado de modo que inclua um recurso de tempo e meça a quantidade de respirações por minuto que uma pessoa deve receber. 

Dessa forma, evita-se que o tempo entre as respirações exceda o tempo limite definido e aumente de forma temporária a pressão do ar, para que a pessoa volte a respirar normalmente.

Entenda o ajuste automático do aparelho BiPAP

Um aparelho BiPAP pode ser adaptado visando atender as necessidades de cada paciente de forma a flexibilizar as opções de tratamento, já que disponibiliza diversos modos de ventilação ( CPAP, S, S/T, PC a função A).

BiPAP, VPAP ou CPAP ? Qual a diferença entre estes dispositivos?

A diferença principal é a possibilidade de ajuste de uma pressão para inspirar (IPAP) e outra mais suave para exalar (EPAP), o dispositivo acompanha melhor a respiração e assim o sono é mais fácil!

Essa diferença é perceptível quando a pressão de tratamento recomendada pelo médico for acima ou a partir de 17 cmH2O.

Com a pressão de tratamento entre 17 cmH2O, com o CPAP, o usuário pode sentir muita dificuldade para exalar o ar, pois menos que tenha conforto na expiração, o fluxo de ar intenso faz com que se esforce mais, gerando  desconforto e dificuldade de continuar a usar toda a noite.s

O aparelho BiPAP foi desenvolvido para atender a fluxos mais elevado, já que sua capacidade está entre 4 cmH2O e 24 cmH2O, em vista do CPAP atingir no máximo 20 cmH2.

Saiba que o tratamento da apneia do sono com o uso de aparelho BiPAP ou CPAP é o método com melhores resultados.

Em algumas semanas, o paciente já nota a melhora na qualidade do sono e os reflexos na sua vida, como  diminuição da sonolência diurna, a ausência de ronco e maior disposição para atividades diárias.

Leia também: CPAP e BiPAP: O Que são, Diferenças e Benefícios

Como escolher um aparelho BiPAP ideal?

Será que o BIPAP é melhor que o CPAP?

O seu médico especialista no sono é o mais indicado para determinar quais as configurações ideais de pressão para o uso ideal do aparelho. Ele informará qual o tipo de equipamento será indicado para o tratamento adequado nas resoluções dos eventos respiratórios e diversas patologias correlacionadas.

O BiPAP tem recursos mais avançados personalizados e confortáveis do que os parâmetros terapêuticos, a fim de que a respiração seja mais semelhante a natural.

Entretanto, não adianta investir em um BiPAP, se o grau da sua apneia for leve. A quantidade de ar será tão pequena, que não sentirá diferença em usar um CPAP ou aparelho BiPAP.

Conclusão

aparelho bipap conclusao

O BiPAP irá ajudar o paciente a obter  conforto no tratamento da apneia do sono e das doenças pulmonares. O  aparelho BiPAP será ajustado segundo o padrão e esforço respiratório do usuário.

Dessa maneira, aumenta as possibilidades de sucesso na terapia. O paciente irá respirar com mais naturalidade!

Estudos abordam que a fisioterapia respiratória de pacientes com doenças pulmonares é capaz de diminuir quadros de dispnéia ( falta de ar) e frequência cardíaca aumentada.

Escolha seu equipamento de aparelho BiPAP agora mesmo e outro equipamentos hospitalares na Mobiloc e comece seu tratamento com segurança e conforto.

Acesse nossa loja  e conheça as nossas formas de locação sem burocracia e com melhores preços do mercado!