Sonda Retal 1 via Rígida para exames de enema opaco

Produto novo

Para exames de enema opaco-clister

A qualidade do exame colonoscópico é resultado também da qualidade do preparo intestinal. A realização da colonoscopia sem adequado preparo, além do maior tempo necessário para completar o exame, pode resultar em maior dor e menor sensibilidade no diagnóstico de alterações discretas da mucosa tais como ectasias vasculares, lesões planas, raros divertículos e pequenas lesões polipóides.

Mais detalhes

Mais informações

Para exames de enema opaco-clister - Trammit Medical

Complicações do preparo intestinal

A qualidade do exame colonoscópico é resultado também da qualidade do preparo intestinal. A realização da colonoscopia sem adequado preparo, além do maior tempo necessário para completar o exame, pode resultar em maior dor e menor sensibilidade no diagnóstico de alterações discretas da mucosa tais como ectasias vasculares, lesões planas, raros divertículos e pequenas lesões polipóides. A boa qualidade do preparo intestinal resulta em menor risco de explosão8 durante a realização de polipectomias ou fulgurações devido à menor concentração dos gases explosivos (metano e hidrogênio)70 resultante da menor população bacteriana e sua conseqüente fermentação a partir do manitol e de outros carboidratos da alimentação.

As principais complicações relacionadas ao preparo intestinal mecânico incluem:

    • desidratação,

    • distúrbios hidroeletrolíticos (hipocalemia mais freqüentemente);

    • descompensação cardiopulmonar resultante de hipervolemia;

    • lacerações retais (relacionadas ao uso de enemas);

    • náuseas, vômitos e distensão abdominal, e

    • colite.

Os métodos de preparo devem reunir capacidade de limpeza e aceitação pelo paciente. Na medida em que as soluções de preparo intestinal anterógrado há muito provaram-se eficazes, seguras e associadas a menor tempo de preparo quando comparadas aos métodos ditos “convencionais” -dieta e lavagens-, as primeiras se tornaram os agentes de preferência dos colonoscopistas.

As principais contraindicações à realização do preparo intestinal anterógrado e, portanto, à realização da colonoscopia eletiva merecem ser lembradas e são: suspeita ou diagnóstico de obstrução intestinal ou pilórica, acalásia grave do esfíncter esofágico inferior, suspeita ou diagnóstico de perfuração de víscera oca, colite aguda grave sem ou com megacólon tóxico, diverticulite aguda, desidratação e instabilidade hemodinâmica.

30 outros produtos na mesma categoria: