Analisador de Composição Corporal

Usado

A BIOIMPEDÂNCIA consiste em um exame que avalia com alta precisão e rapidez a composição corporal.

O equipamento de bioimpedanciometria dispara uma corrente elétrica no organismo que, apesar de imperceptível, diferencia uma célula de gordura de uma célula muscular. A partir da contagem dessas células e através de uma fórmula de matemática, determina a quantidade de gordura e de músculo esquelético do indivíduo.

Mais detalhes

Mais informações

B I O I M P E D Â N C I A - Analisador de Composição Corporal SEMI NOVO

 

BIOIMPEDANCIOMETRIA

A BIOIMPEDÂNCIA consiste em um exame que avalia com alta precisão e rapidez a composição corporal.

O equipamento de bioimpedanciometria dispara uma corrente elétrica no organismo que, apesar de imperceptível, diferencia uma célula de gordura de uma célula muscular. A partir da contagem dessas células e através de uma fórmula de matemática, determina a quantidade de gordura e de músculo esquelético do indivíduo.

Isto é muito importante para o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas como a insuficiência renal e obesidade, por exemplo, emagrecimento, para a construção de cardápios, e principalmente para o planejamento de exercícios de ganho muscular.

 

A S-PAIVA utiliza o aparelho InBody230, a mais avançada tecnologia por multifrequência para avaliação corporal por bioimpedância, que é capaz de aliar precisão, praticidade e rapidez, fornecendo dados completos sobre a condição atual do indivíduo e sua composição corporal ideal. Por usar 8 eletrodos, o equipamento consegue segmentar a análise para os membros e tronco.

 APLICAÇÕES
 

  • Monitoramento do ganho ou perda de massa gordurosa e massa magra.

  • Avaliação dos níveis de hidratação

  • Avaliação do impacto da atividade física na composição corporal

  • Avaliação da eficácia de tratamento dietético e/ou medicamentoso na perda da gordura corporal

  • Avaliar a evolução nutricional de pacientes submetidos a tratamento cirúrgico para controle do peso corporal

  • Avaliação do risco de desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão devido ao excesso de gordura.

  • Acompanhamento de pacientes portadores de insuficiência renal crônica.

  • Centros médicos de check up.

  • Reabilitação/Ortopedia.

  • Medicina Esportiva.

 

 RECOMENDAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME

  • Estar em jejum de 2 horas.

  • .     Não consumir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína (chá mate, chá preto, café, energéticos e coca cola no dia do exame).

  • .     Não praticar exercícios físicos antes da avaliação.

  • .     Não estar no período menstrual.

  • .     Retirar metais (brinco, colar, anel, pulseira, etc).

Estas recomendações são necessárias para a melhor precisão dos valores obtidos no exame.

O EXAME É CONTRA INDICADO PARA GESTANTES, PESSOAS COM IMPLANTES METÁLICOS E MARCA PASSO.

 

RESULTADOS 

Ficha de avaliação:

Peso Corporal:

O peso do paciente medido pela balança digital do equipamento é mostrado na extremidade da barra correspondente. Na Na escala que aparece acima da barra correspondente ao peso, 100% corresponde ao peso padrão para o examinado, que é calculado multiplicando o índice de Massa Corporal padrão pelo quadrado da sua estatura.

 

Peso Padrão(kg) = IMC Ideal × Altura2 (m2) 

MME - Massa Muscular Esquelética:

Existem três tipos de músculos no corpo – músculo cardíaco, músculo visceral e músculo esquelético. A quantidade de massa de músculo esquelético reflete melhor a forma física da pessoa, sendo que 100% na escala corresponde à MME padrão para o peso.  

MG - Massa de Gordura:

A massa de gordura corporal em Kg é também mostrada na forma de gráfico. No equipamento de bioimpedância, a massa de gordura é calculada subtraindo-se a massa livre de gordura do peso corporal. Cem por cento na escala representa a massa de gordura que a pessoa deve manter para o seu peso padrão, mas é considerada normal a faixa entre 80 e 160%. 

ACT - Água Corporal Total:

Corresponde massa total de água no corpo, incluindo o total de água intracelular e água extracelular.  

MLG - Massa Livre de Gordura:

A Massa Livre de Gordura consiste na massa remanescente quando a massa de gordura é subtraída da massa corporal total (peso).

  

No Controle Músculo-Gordura. o InBody fornece as recomendações quanto ao ganho de massa muscular e o ganho ou perda de massa de gordura para que a pessoa fique com o peso padrão para a sua altura. O sinal + indica quanto a pessoa deve ganhar e o sinal – quanto deve perder. Quando existir sobrepeso devido à massa muscular acima do padrão, esse excedente é somado ao peso ideal. Ou seja, o controle muscular nunca indica a perda de músculos para se atingir o peso ideal. 

IMC -  Índice de Massa Corporal:

O IMC é calculado dividindo-se o peso pelo quadrado da altura em metros. 

PGC -  Percentual de Gordura Corporal:

O valor padrão para o percentual de gordura é de 15% para homens e 23% para mulheres, enquanto as faixas normais são de 10 a 20% para homens e 18 a 28% para mulheres. 

RCQ - Relação Cintura Quadril:

A relação Cintura-Quadril é determinada dividindo-se a medida da circunferência da cintura pela circunferência do quadril. Trata-se de um indicador útil na interpretação da distribuição da gordura corporal visando a determinação de risco relacionado às doenças associadas à obesidade. O InBody fornece uma estimativa desse indicador a partir dos valores de impedância, permitindo evitar as inconveniências e discrepâncias associadas as medições realizadas com fita métrica. 

TMB - Taxa Metabólica Basal:

A taxa metabólica basal indica o valor mínimo de energia necessária para sustentar as funções vitais do indivíduo em repouso. O InBody fornece uma estimativa da TMB usando uma conhecida fórmula baseada na massa livre de gordura. 

 

MMS - Massa Magra Segmentar:

 

O gráfico ao lado mostra a massa magra em Kg de cada segmento corporal, permitindo visualizar diferenças entre os membros e a avaliação de cada um como normal, acima ou abaixo.

Massa magra = Massa Livre de Gordura – Minerais Ósseos.

A massa magra mostrada inclui todos os músculos mais água e não inclui a cabeça.

 

A segmentação do resultado permite avaliar a eficácia do exercício físico e as mudanças produzidas no corpo.

 

 

 

 

O InBody fornece uma estimativa da massa de gordura contida em cada segmento corporal, mostrando o percentual em cada segmento e a avaliação de cada um como normal, acima e abaixo. Os  valores são estimados e não incluem a cabeça. 

 

 

GS – Gordura Segmentar

FICHA DE AVALIAÇÃO INFANTIL 

O exame pode ser feito em crianças a partir dos 3 anos de idade.

 

30 outros produtos na mesma categoria: