Espectrômetro de massa MALDI-TOF

Produto novo

A análise proteômica está desvendando os mistérios da genética e de muitas doenças. A diferença entre os estados saudável e doente na expressão da proteína permite aos pesquisadores identificar informações potencialmente importantes e alvos para seleção de medicamentos.

Mais detalhes

Mais informações

A análise proteômica está desvendando os mistérios da genética e de muitas doenças. A diferença entre os estados saudável e doente na expressão da proteína permite aos pesquisadores identificar informações potencialmente importantes e alvos para seleção de medicamentos.

A espectrometria de massa oferece alta sensibilidade e habilidade para pesquisar proteínas em banco de dados, sendo este trabalho o ponto chave na caracterização de uma grande quantidade de proteínas, tecido e organismos bioquímicos. Os espectrômetros de massa MALDI são equipamentos de nova geração que possibilitam grandes avanços na área biológica.

A Shimadzu Biotech oferece um pacote completo de soluções, na descoberta de novos medicamentos e na área de analises proteômicas, desenvolvendo tecnologias que levam a espectrometria de massa além.

Placas poliméricas para MALDI e Adaptador: Fleximass e Precision

FlexiMass DST - são placas poliméricas MALDI no formato de laminas microscópicas ideais para serem usadas em espectrometria de massa MALDI.

Um adaptador para comportar as novas placas FlexiMass DST foi desenvolvido, o Precision AXIMAT. Este adaptador comporta até 4 laminas das placas FlexiMass DST.

Software Axima & Saramis

A tecnologia denominada AXIMA&SARAMIS possibilita identificação rápida de microorganismos. Combinando a tecnologia de espectrometria de massa MALDI-TOF da Shimadzu Biotech e o banco-de-dados SARAMIS - desenvolvido e patenteado para empresa alemã AgnosTec -, análises de culturas de bactérias, fungos e esporos são identificadas em menos de 2 minutos, sem necessidade de preparações manuais.

Software para sequenciamento: SeqLab De Novo

O seqüenciamento De Novo é usado na elucidação da seqüência de peptídeos de um aminoácido utilizando os dados MS/MS ou MSn sem o auxilio de um banco de dados. A abordagem experimental envolve a digestão protéica, geralmente com tripsina, seleção do peptídeo de interesse para MS/MS (utilizando um espectrômetro de massas Tandem), seguido por dissociação por colisão induzida (CID) do peptídeo e posterior interpretação dos fragmentos resultantes, a fim de determinar a seqüência peptídica.

Software para identificação de modificação pós-traducional: PTM Finder

Durante as últimas fases da biossíntese, as proteínas sofrem um processo conhecido como modificação pós-tranducional (PTM). Compreender a natureza dessas modificações é de grande importância à medida que elas ampliam o leque de funções biológicas das proteínas. A identificação de uma modificação pós-tranducional geralmente é realizada com base no espectro MS/MS e poder ser complicada além de demorada, se realizada manualmente. O software PTM Finder permite a comparação rápida e fácil de espectros MS/MS a procura de PTMs definidas pelo usuário.

Teoria de MALDI-TOF/MS

O Prêmio Nobel (2002) em Química, conquistado pelo trabalho, MALDI - Matrix Assisted Laser Desorption/Ionization ou Ionização/Dessorção de Matriz Assistida por Laser, se trata de um método que torna possível a ionização de macromoléculas biológicas tais como as proteínas que são difíceis de serem ionizadas por não serem facilmente decompostas (o material alvo se dispersa durante a ionização).

Tais macromoléculas podem agora ser analisadas graças a descoberta que permite a irradiação de uma mistura compilada de substâncias (matriz) as quais absorvem feixes de laser e amostras macromoleculares.

Combinado com o método acima, o sistema TOF/MS - Time-Of-Fligh/Mass Spectrometer ou Tempo-de-Vôo/Espectrômetro de Massa - uma forma de detector do espectrômetro de massa - o qual utiliza a diferença de tempo-de-vôo graças às diferenças de tamanho das substâncias ionizadas (proteínas, etc).

O que é MALDI ?

AXIMA series

 

MALDI significa Matrix Assisted Laser Desorption/Ionization ou Ionização/Dessorção de Matriz Assistida por Laser. Uma amostra MALDI está em um estado onde é misturado uniformemente com uma matriz de massa. A matriz absorve o laser de nitrogênio (luz ultra-violeta, comprimento de onda = 337nm) convertendo-o em energia térmica. Ao mesmo tempo, uma pequena matriz é aquecida rapidamente (frações de nanosegundos) sendo vaporizada com a amostra.

O Prêmio Nobel foi concedido por permitir a realização da análise exata de peso molecular, como em macromoléculas biológicas, através do uso de mistura de glicerina e pó de cobalto em uma matriz. Este método revolucionou o desenvolvimento de novos medicamentos.

O que é TOF / MS ?

AXIMA series

 

TOF/MS significa Time-Of-Fligh/Mass Spectrometer ou Tempo-de-Vôo/Espectrômetro de Massa. Como indicado na figura acima, diferentes tamanhos de íons positivos e negativos são extraídos da amostra na direção indicada na figura devido à existência de diferença de potencial (V0) entre o suporte da amostra e o eletrodo. A velocidade (V) de cada íon após a sua extração é determinada pela Lei da Conservação de Energia. Aqui, a diferença de potencial (V0) é constante para todos os íons, sendo que, quanto mais leve o íon, mais rápido este "voa" através do espaço entre a amostra e o detector. Desta forma, a variação das massas dos íons - indicada através da diferença de tempo de vôo dos mesmos -, é utilizada na espectrometria de massa, sendo conhecida como TOF/MS.