Analisador Bioquímico Semi-Automático Spectrum

Produto novo

O analisador bioquímico Spectrum inova ao propor ao seu laboratório uma solução que vai além da instrumentação clínica. Moderno, compacto e de fácil utilização, possui diversos recursos de programação e funções para a gestão do laboratório.

Mais detalhes

Mais informações

Analisador Bioquímico Semi-Automático Spectrum

O analisador bioquímico Spectrum inova ao propor ao seu laboratório uma solução que vai além da instrumentação clínica. Moderno, compacto e de fácil utilização, possui diversos recursos de programação e funções para a gestão do laboratório.

Com o analisador Spectrum é possível realizar a programação de testes e captura dos resultados, emissão de relatórios de desempenho, identificação do usuário, rastreabilidade dos procedimentos executados, bem como o acompanhamento dos resultados por usuário, data e hora, paciente e tipo de teste.

Todas essas funções também estão disponíveis no software que acompanha o equipamento, podendo ser instalado em um computador do laboratório. Com seu uso, amplia a capacidade de acesso e controle de recursos, tornando mais fácil e segura a gestão da rotina laboratorial.

Algumas funções atendem às exigências da RDC302/2005 da ANVISA na busca de maior rastreabilidade de procedimentos laboratoriais.

Outros diferenciais:

  • Tela LCD colorida com touch-screen;
  • Interface simples e intuitiva com usuário;
  • Memória para até 10.000 testes e 100 protocolos (programas ou testes);
  • Permite a identificação do paciente;
  • Função de controle de qualidade - Curva Levey-Jennings;
  • Menu em português.

O Analisador Bioquímico Semiautomático Spectrum® é um fotômetro de propósito geral para aplicações em laboratórios de análises clínicas. O Spectrum® é um equipamento desenvolvido e produzido no Brasil para realizar leituras colorimétricas na faixa de 0 à 3 absorbância (ABS) nos comprimentos de onda de 340, 405, 505, 546, 600 e 700 nm. Trata-se de um equipamento moderno, com uma interface amigável, desenvolvido por uma equipe técnica altamente qualificada, em estreita sintonia com a área de análises clínicas. Possui uma porta de conexão em rede para interfaceamento com Sistemas de Gestão Laboratorial (LIS – Laboratory Information System). Diferente dos demais equipamentos semiautomáticos o Analisador Bioquímico Spectrum® não precisa de um computador dedicado ligado diretamente ao equipamento, basta ligá-lo à rede local do laboratório. Ou seja, pode-se ter diversos Spectrum® ligados a apenas um computador. Programações e/ou alterações de protocolos podem ser realizadas em qualquer computador da rede local do laboratório e posteriormente enviadas para o equipamento desejado com segurança e de forma interativa.

O equipamento, na sua configuração básica, não dispõe de uma impressora, uma vez que o mesmo conecta-se diretamente à rede de dados do laboratório. A impressora dedicada ao equipamento pode ser adquirida separadamente como um acessório opcional. Através de um sistema básico de software que acompanha o equipamento, é possível a emissão e arquivamento de relatórios de controle, valores das medidas realizadas, bem como identificação de usuário e dos procedimentos de leitura executados dentro de um período de tempo. Permite análise estatística dos dados lidos, além do registro histórico das medições realizadas. Estas facilidades de software permitem ao gestor do laboratório, maior controle das rotinas executadas, garantido assim maiores condições de rastrear e identificar erros ou não conformidades nos diagnósticos clínicos emitidos.  

O Spectrum® é calibrado com alto padrão de qualidade, através de sistema de calibração internacional rastreado até o padrão primário – NIST1 

. Cada equipamento é calibrado individualmente, obtendo desta forma uma grande confiabilidade e segurança nos resultados emitidos, com comprovada exatidão e precisão de leitura. 

Através de um menu de ajuda gráfico, possibilita acesso rápido a dicas de operação e dúvidas de programação. Desta forma, proporciona uma maior interação entre o operador e o equipamento, minimizando erros e possíveis falhas. Procedimentos básicos de manutenção preventiva são explicados e demonstrados no menu de ajuda online do equipamento. 

 

Especificações Técnicas

Sistema Óptico Feixe simples
Testes Química clínica
Metodologia de análises Absorbância, ponto final, tempo fixo, cinética, diferencial e percentual
Modelos de calibração Linear, exponencial, polinomial e spline
Volume mínimo de reação 300µL
Temperatura de reação 25°C, 30°C e 37°C
Tempo de estabilização Programável
Modos de medição Monocromática
Tempo de iniciação 5 minutos
Temperatura ambiente 10°C a 40°C
Umidade 10 a 85% sem condensação
Sistema de bombeamento Bomba peristáltica com vazão superior a 400µL/s
Exatidão 0,003Abs de 0 a 0,300 Abs 1% de 0,301 a 2,500Abs
Estabilidade do zero 0,002Abs/h.
Sensibilidade fotométrica 0,001Abs.
Intervalo de linearidade 0 a 3 (Densidade óptica – absorbância)
Monocromadores Filtros de interferência
Comprimentos de onda 340, 405, 505, 546, 578, 620 e 670nm
Cubeta Fluxo contínuo em aço inox com janelas de safira, 10mm de comprimento, 32µL;
Fonte de luz Lâmpada halógena com vida útil de 2000h;
Capacidade de armazenamento 100 protocolos de teste e 10.000 resultados. Permite a identificação do paciente;
Função de controle de qualidade Gráfico Levey-Jennings;
Níveis de usuários • Usuário: opera as funções básicas do equipamento;

• Programador: acesso à todas as funções do equipamento e realiza a gestão do usuário e da programação do equipamento.
Display Gráfico colorido 2,8”, LCD, touch screen;
Teclado Capacitivo (sem partes móveis)
Comunicação Porta de rede TCP/IP – conector RJ45
Idioma Português
Dimensões (LxPxA) 257x384x166 mm
Peso 4kg
Consumo 60VA
Alimentação 100 a 240 VAC, 50 a 60Hz

Registro ANVISA: 80537410001

30 outros produtos na mesma categoria: