EMBALAGEM PESQUISA CLINICA

Produto novo

Embalagens desenvolvidas e aprovadas de acordo com as Instruções de Embalagens da Regulamentação da IATA: PI 620 – UN2814 e UN2900 // PI 622 – UN3291 // PI 650 – UN3373, para atender o transporte de protocolos clínicos.

Mais detalhes

Mais informações

Embalagens desenvolvidas e aprovadas de acordo com as Instruções de Embalagens da Regulamentação da IATA: PI 620 – UN2814 e UN2900 // PI 622 – UN3291 // PI 650 – UN3373,

Para atender o transporte de protocolos clínicos.

O que é UN3373?

UN3373 nada mais é do que uma classificação de risco definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com o órgão, o objetivo é de ajudar a padronizar as regras de biossegurança no transporte de amostras biológicas.

Definição de UN3373

A definição de transporte para amostras classificadas como UN3373 é “substância biológica da categoria B”, em português, bem como em inglês, biological substance category B. Nesta categoria estão incluídas amostras de material biológico suspeitas de conter agentes infecciosos causadores de doenças em humanos, portanto, necessitam de embalagens/caixas específicas.

De acordo com a ANTT, também é aceita a denominação “espécimes para diagnóstico” (diagnostic specimens).

Número UN ou ONU

Segundo o Manual da ANVISA, é um número composto por quatro dígitos, precedidos pelas letras UN ou ONU, determinado pelas Nações Unidas para a identificação de substâncias perigosas ou de um grupo particular de substâncias.

Classificação de Risco

A classificação de risco é definida pela OMS e tem por objetivo padronizar diretrizes e regras para os regulamentos nacionais e internacionais, sempre buscando reduzir riscos, mas sem inviabilizar o transporte de amostras biológicas.

Nesse sentido, essas diretrizes são dirigidas aos governos e organizações internacionais preocupados com a regulação do transporte de mercadorias perigosas.

A RDC 20, substituída pela RDC 504, publicada pela ANVISA em 2014, levou em consideração as definições da OMS sobre o assunto, ou seja, usou as diretrizes do órgão como base para criar a resolução.

Substância Biológica da Categoria B

É um material biológico infeccioso ou potencialmente infeccioso que não se enquadra nos critérios de risco da categoria A. Ou seja, possuem características distintas.

Portanto, na categoria B estão incluídas as amostras para diagnóstico clínico que se sabe ou se suspeita que contenham agentes infecciosos causadores de doenças em humanos. Por exemplo, amostras de pacientes com suspeita de estarem infectados com microrganismos patogênicos ou amostras conhecidamente positivas/reativas.

Dessa forma, o material biológico classificado nesta categoria deve receber a marcação UN 3373.

Embarque de Material UN3373

Um dos pontos principais do embarque seguro de material biológico, seguindo as definições da OMS, é o sistema de embalagens/caixas. Ele é responsável por garantir a segurança dos envolvidos no transporte.

Anac UN3373

Principais pontos verificados pelas CIAs aéreas, a partir da definição da ANAC sobre o transporte de material biológico UN337:

Tipo e condições da embalagem

  • Primeiramente o sistema tríplice de embalagem (primária, secundária e terciária)

  • Em seguida a condição geral da embalagem terciária (se há vazamento, etc)

  • Logo depois a qualidade aparente da embalagem terciária (a partir de 01/10/2021 será exigido relatório de teste da embalagem emitido)

  • Por fim a embalagem externa deve possuir pelo menos uma superfície com dimensões mínimas de 100 mm x 100 mm

Sinalizações obrigatórias

  • O volume está marcado com os dizeres “Substâncias biológicas, Categoria B”, em português, ou “Biological substance, Category B”, em inglês, em letras de pelo menos 6 mm de altura

  • O volume apresenta a marca em forma de diamante com o número “UN3373“, conforme Figura 2, exibida na superfície externa da embalagem externa sobre um fundo de uma cor contrastante e claramente visível e legível.

  • A marca (un3373) deve estar sob a forma de um quadrado fixado a um ângulo de 45° (em forma de losango) com cada um dos lados com um comprimento de pelo menos 50 mm, a largura da linha deve ser de pelo menos 2 mm, e as letras e números devem ter pelo menos 6 mm de altura.

  • Outras marcas e etiquetas irrelevantes foram removidas.

  • Caso os volumes estejam agregados em uma sobrembalagem, as marcas de embalagem requeridas devem ser claramente visíveis ou reproduzidas no lado de fora da sobrembalagem, a qual deve ser marcada também com o termo Sobrembalagem, em português, ou Overpack, em inglês.

Informações e documentos

  • O volume apresenta nome e endereço completo do expedidor e destinatário.

  • O volume apresenta o nome e número de telefone 24 horas da pessoa responsável, caso essa informação não esteja presente em um documento escrito.

  • Verificar a documentação entregue de forma a somar todas as quantidades de artigo perigoso dentro de cada volume. A quantidade oferecida de substâncias biológicas por volume deve ser menor que 4,0 L ou 4,0 kg, conforme aplicável. Esse volume ou massa não inclui o peso da própria embalagem, mas sim de seu conteúdo.

Caixa UN3373

Exemplos da ANAC para o modelo de embalagem e adesivo:

IS 175 da ANAC para UN3373

Atualmente, o material classificado como UN3373 (categoria B) só pode ser embarcado com embalagens de transporte validadas em laboratório acreditando pelo INMETRO. Nela, deve ser testada a pressão na embalagem primária ou secundária, assim como o empilhamento, queda e conformidade geral na embalagem completa. Será necessário apresentar o relatório em todo embarque.

30 outros produtos na mesma categoria: